Roma - 1
Saímos de manhã do hotel para um city tour guiado por uma brasileira. Passamos por diversos monumentos, a saber: Praça da República, Termas de Caracalla, Coliseu, Praça Veneza, etc. Esse tour foi feito de ônibus e descemos apenas para fotografar o Fórum Romano, o Palatino e a casa das Vestais.










Voltamos para o ônibus e descemos para o tour guiado pelo Museu do Vaticano e Basílica de São Pedro.

O museu, seus jardins e diversas salas, são belíssimos com as incontáveis tapeçarias, estátuas em mármore, pinturas nas paredes e teto. Todo esse passeio termina obrigatoriamente na Capela Sistina, que não é grande, mas divinamente ornamentada pelo gênio Michelangelo.





Grande parte das passagens bíblicas contadas em pinturas e afrescos. Não há um só pedaço dela que não seja ornamentado e claro que o teto, que levou 4 anos para ser finalizado, é impactante.



Saímos da capela e fomos para a Basílica de São Pedro que é uma obra de arte fascinante. Toda a sua grandiosidade, riqueza e beleza, nos faz muito pequenos. É a maior igreja do mundo ocidental, levou 126 anos para ser finalizada e tem as mãos de diversos artistas como Michelangelo e Bernini.




Tudo é grandioso: os mosaicos, as esculturas em mármore, o baldaquino, o altar, o teto, etc. Nenhuma outra igreja católica pode ser maior do que ela.



Saindo desse tour, passamos pela loja do Vaticano onde eu comprei uma medalhinha de Nossa Senhora e uma cruz.


Pegamos nosso ônibus e fomos para o Coliseu. Fizemos todo o Coliseu, que é imenso e ainda hoje, impactante. Imaginar as antigas batalhas entre gladiadores e feras para até 50 mil pessoas, que movimentava a Roma antiga, é impressionante.




Saímos de lá e fomos ao Palatino, antiga residência dos imperadores e depois ao Fórum Romano.
Andamos muito e voltamos exaustos para o hotel. Meus pés estavam me matando. Tomamos um banho e fomos jantar uma maravilhosa tábua de queijos, spaghetti com abobrinha e jamón, acompanhado de um tinto toscano.


